quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Em busca da fé...

"Os princípios éticos e a doutrina dos antepassados africanos, o fascínio causado pela beleza e pelo mistério do mundo dos Orixás, nos leva refletir e a experimentar o aprofundamento sobre nós mesmos.
Uma fé admirável e tão poderosa revelando-se para nós como um exemplo incomparável, preservando a independência do espírito, o pleno processo de individualização e a sintonia com  as forças sagradas da natureza. Nesta passagem de tempo, em que nos sentimos aprisionados pelas adversidades e pressões de um mundo cada vez mais artificial e desumano, é chegada a hora de olhar para a sabedoria que sempre esteve ao nosso lado: o CANDOMBLÉ." (Ligiéro, 2004)
Mojuba orum, (Céu, eu me curvo a vossa frente)
Mojuba ile, (Terra, eu me curvo a vossa frente)
Mojuba ewe, (Folhas, eu me curvo a vossa frente)
Mojuba omi. (Águas, eu me curvo a vossa frente)
Esse foi o caminho escolhido por mim. A menina de Oyá, um dia, será consagrada para essa força da natureza. A fé em elementos que compõe o universo em nossa volta proporciona a sensação de interligação com o todo. Meu Orixá é parte de mim e eu sou parte dela. A sintonia entre o humano e o divino. A aproximação terrena, a admiração e devoção espiritual, nessa fé, correspondem ao fortalecimento do indivíduo e a junção de forças entre o Orum e o Ayê. 
O Candomblé tem Axé - energia vital, tem cor, tem cheiro e tem som.
E a menina de Oyá baila, nesse universo, ao sabor dos ventos. O elemento ar é a força da natureza que Ela representa. O poder da mudança, da transformação,  da coragem para romper as barreiras e acreditar nas mudanças repentinas que Oyá poderá trazer. 
E assim um caminho de fé e força é trilhado por mim em busca da espiritualidade reforçada na força do Axé e na crença dos Orixás.

Axé! Mojuba Oyá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário