quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Salve a Rainha do Mar!

Yemanjá - Yá Ori


http://labaredasafro-ciganas.blogspot.com/2008/06/yemonj-iemanj.html
Aqui, na Bahia, o sentimento de amor por essa Orixá é único. Dia 02 de fevereiro é consagrado a Ela. Já fazem 88 anos e essa manifestação sobrevive imponente como sua homenageada. 
Na minha "roça" Ela é a "Yá Ori" da Casa. Meus caminhos foram a Ti  consagrados pelo Ifá. Mãe da Cabeça, aquela que cuida da cabeça de todos os Orixás.
Mãe das água salgadas. Yemanjá “mãe dos filhos peixes”. Em suas mãos , seu Abebé e sua espada representam a fecundidade dando origem a indivíduos únicos. O movimento das águas é constantemente lembrado em sua dança nos remetendo ao principio dessa Orixá: a fluidez, a fecundidade, a renovação.
"Numa Casa de Santo, Yemanjá atua dando sentido ao grupo, à comunidade ali reunida e transformando essa convivência num ato familiar; criando raízes e dependência; proporcionando sentimento de irmão para irmão em pessoas que há bem pouco tempo não se conheciam; proporcionando também o sentimento de pai para filho ou de mãe para filho e vice-versa, nos casos de relacionamento dos Babalorixás (Pais no Santo) ou Ialorixás (Mães no Santo) com os Filhos no Santo. A necessidade de saber se aquele que amamos estão bem, a dor pela preocupação, é uma regência de Yemanjá, que não vai deixar morrer dentro de nós o sentido de amor ao próximo, principalmente em se tratando de um filho, filha, pai, mãe, outro parente ou amigo muito querido. É a preocupação e o desejo de ver aquele que amamos a salvo, sem problemas, é a manutenção da harmonia do lar." (http://povodearuanda.wordpress.com/2007/11/18/iemanja-2/)
Fica a minha homenagem a essa força da natureza que nos movimenta, nos dá fluidez e nos permite renovar a cada momento. 

Pessoas, assim inauguro as minhas postagens.

Salve a Rainha do Mar! Odoyá!

Um comentário: